Atendimento Psicopedagógico Clínico e Institucional:
O atendimento Psicopedagógico procura compreender como ocorrem os processos de aprendizado de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além das possíveis dificuldades situadas no aprender. Identifica as relações entre o afetivo e o cognitivo, e as influências do meio familiar, cultural, escolar e social no processo de aprendizado.
Adaptação de currículo, conteúdos e materiais pedagógicos:
com base na adaptação de currículo transformar os materiais pedagógicos do sujeito em recursos acessíveis e transformadores da aprendizado. Os materiais envolvem a adaptação do material diário do aluno, jogos e materiais concretos, manual adaptado impressa, jogos e atividades para uso no computador.
Equipa para Atendimento Multidisciplinar:
Preocupação com a individualidade do sujeito, valorizando a aprendizado e os aspectos biopsicossociais.
Consultoria:
Serviço vinculado à equipa multidisciplinar. Realiza-se inicialmente uma visita à instituição a ser analisada para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o caso a ser acompanhado.
Jogos e materiais de apoio:
A ideia de desenvolver e adaptar materiais pedagógicos é para poder eliminar qualquer barreira que atrapalhe o aprendizado do aluno. De forma inteligente, divertida e consciente possibilita o aprender, favorecendo não só a aprendizado do aluno, mas condições para o professor e outros profissionais interessados a inovar e recriar o seu trabalho.
Supervisão/consultoria ao processo de inclusão escolar:
Propiciar aos professores de outras escolas um suporte técnico, e um espaço de reflexão sobre a sua prática; fazê-los perceber que as crianças/adolescentes podem aprender e se beneficiar juntas; mostrar aos professores que eles são capazes de estabelecer formas criativas de atuação com os alunos que possuem alguma dificuldade/deficiência, propagando para todos os alunos; identificar as necessidades educacionais de cada aluno; atender as necessidades dos pais destes alunos, proporcionando espaços de trocas de conhecimento, e também de respeito à individualidade de cada família; atender as necessidades da escola, através de palestras, sensibilizações, e orientações de outros profissionais; orientar e mostrar aos professores a importância de conhecerem o aluno com o qual trabalham.
Grupo de Supervisão Psicopedagógica e Grupo de Escuta pedagógica:
Visa apoiar o profissional na superação de sentimentos de impotência em relação à prática pedagógica/clínica, valorizando o seu próprio saber. Preocupa-se em proporcionar a capacidade de lidar com os problemas do cotidiano escolar através da troca de experiência (individual com o profissional da Luduke ou com um grupo de pessoas); podendo construir conhecimento técnico e criar um espaço onde todos possam ser ouvidos e compreendidos, traçando metas para o seu trabalho na prática.
Formação de profissionais, oficinas e cursos:
Podem ser organizados conforme a necessidade dos grupos atendidos. Presenciais ou à distância.
Algumas sugetões de temas:
1- Alfabetização: Um olhar para as diferentes formas de aprendizado;
2- Adaptações Curriculares e atividades Psico-pedagógicas;
3- Dificuldades de aprendizado e Inclusão Escolar;
4- Oficina de Material de disperdício;
5- Oficina de materiais pedagógicos;
6- Oficina de matemática;
7- Oficina de alfabetização;
8- Oficina de brinquedos e brincadeiras;
9- Contos infantis à luz da teoria psicopedagógica;
10- Tecnologia na Educação;
11- Avaliação Educacional;
12 - Como aprender com jogos?;
13 - Curso Teórico-prático: Diagnóstico Psicopedagógico;
14 - Curso Teórico-prático: Provas Operatórias de Piaget;
15 - Do pré -escolar ao primeiro ciclo: Oficina de Jogos Psicopedagógicos;
16 - Jogo de Areia Psicopedagógico;
17 - Oficinas Psicopedagógicas;